sábado, 3 de março de 2012

5) O que é moral para Durkheim



  Para Émile Durkheim moral é um sistema de regras que esta intimamente ligado ao individuo e principalmente a sociedade. Para Durkheim em toda corporação seja ela a família, cidade, pátria, existe uma moral, ela começa onde começa a vida coletiva e  é com base nela que a opinião pública e os tribunais julgam.
  Ela é fruto de uma consciência coletiva que se sobressaí perante a individual, e aquele que tenta se opor a estes sentimentos coletivos são combatidos e julgados por terem cometidos atos imorais, porem nem todo ato imoral pode ser um crime, como no trecho do texto " Solidariedade Mecânica" "Assim, o incesto é objeto de uma aversão geral e no entanto se trata simplesmente de uma ação moral".
  Para Durkheim a moral é um conjunto de crenças e sentimentos comuns em uma sociedade, e estes sentimentos são passados de geração a geração na sociedade.
  É a moral que forma a característica da sociedade onde cada povo em um certo momento da história tem uma moral , podemos pegar como exemplo as sociedades ditas por Durkheim como menos complexas onde o caráter religioso molda a moral cívica daquele determinado povo.

5 comentários:

  1. vc é gay. sabe o que marx dizia sobre gays? "n gosto deles, uma vez um comeu minha mãe quando eu tinha 10 anos". se mate por favor.

    ResponderExcluir
  2. o que isso interessa a você? Por que você não se mata? ja que deve ser horrivel ficar reprimindo sentimentos negativos dentro de si.

    ResponderExcluir
  3. Um assunto tão interessante e ainda tem gente que nem se quer sabe debate-lo.

    ResponderExcluir
  4. Excelente!!! Gostei muito de sua apresentação sobre o conceito de moral. Parabéns!!!

    ResponderExcluir