domingo, 25 de março de 2012

7) Por que Marx vê um papel revolucionário na burguesia?


A cena feudal estava com seus dias contados com a vinda do protestantismo. Antes o trabalho era somente para a sobrevivência do indivíduo e não se pensava em acumular riquezas. O acúmulo delas era considerado errado e algo que distanciava as pessoas de Deus.
O Protestantismo vem com uma nova idéia e a burguesia européia adere a ela com muita força: o trabalho dignifica o homem. É trabalhando que se serve a Deus e o lucro é sinal de que a pessoa está sendo abençoada.
Antes a burguesia era considerada suja e era uma classe marginalizada pela sociedade. Ela não representava muito: não era serva, nem nobre e nem do clero.
Para Marx, a burguesia exerce papel revolucionário e inovador na sociedade. Ela é definitivamente o maior motor de mudanças que já existiu em nossa sociedade, pois vive de mudanças.
Se antes a obtenção de lucro e acúmulo de bens tinha o objetivo de trazer o homem para mais perto de Deus, isso foi mudado pela atual IMPESSOALIDADE existente no sistema burguês: não há distinção entre compradores, se o indivíduo tem o papel moeda, ele leva o produto, independente de classe social ou intelectual.

Fonte: "http://proativa.wordpress.com/".

Nenhum comentário:

Postar um comentário