segunda-feira, 19 de março de 2012

5) Como Marx define o materialismo?


Materialismo histórico: ele fundamenta-se, inicialmente, na observação da realidade a partir da análise das estruturas e superestruturas que circundam um determinado modo de produção. Isto significa dizer que a história está, e sempre esteve, ligada ao mundo dos homens enquanto produtores de suas condições concretas de vida e, portanto, tem sua base fincada nas raízes do mundo material, organizado por todos aqueles que compõem a sociedade. Os modos de produção são históricos e devem ser interpretados como uma maneira que os homens encontraram, em suas relações, para se desenvolver e dar continuidade à espécie.
 Ou seja, o trabalhador vive para receber aquilo que produz. Nesse sentido, Marx era materialista. O trabalho desenvolvido pelo "ser", não está de "dentro" para "fora", e sim de "fora" para "dentro". Ou seja: "Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência" É a vida material que você produz é que determina sua consciência.



Materialismo dialético - Se a dialética é a arte do diálogo, da contraposição e da contradição de idéias a fim de levar a outras idéias, o materialismo dialético seria a arte de dialogar, contrapor e contradizer as nuances da sociedade (materialista segundo o marxismo) a fim de levar a novas descobertas. Marx sempre utilizou o método dialético para explicar as mudanças ocorridas na humanidade. Ao estudar determinado fato histórico, ele procurava nos elementos contraditórios a resposta p/ a transformação num novo fato. Ele identificou na História os seguintes estágios de desenvolvimento: o asiático, o escravista, o feudal e o burguês. Ou seja, dividiu a história em períodos conforme a organização do trabalho. Marx desenvolveu então uma concepção materialista da História, afirmando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada que constitui o fator determinante da organização política e das representações intelectuais - sendo então que a realidade não é estática, mas dialética e em transformação pelas suas contradições internas. Assim, a base material ou econômica constitui a "infra-estrutura" da sociedade, que exerce influência direta na "superestrutura", ou seja, nas instituições jurídicas, políticas e ideológicas. No processo histórico, essas contradições seriam geradas segundo ele, pelas lutas entre as diferentes classes sociais.


Fonte: "http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo_histórico"; "www.scribd.com/doc/52921037/Na-teoria-marxista".

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