domingo, 25 de março de 2012

6) O que é alienação e qual sua relação com o Trabalho?


O trabalho nas fábricas consistia em que as tarefas executadas eram monótonas, enfadonhas e cansativas, repetitivas e sem criatividade para o trabalhador que as executava. Os trabalhadores das fábricas não tinham o domínio de todas as técnicas de construção do produto a ser comercializado e também não eram donos dos meios de produção, ocorrendo no caso fabril a alienação do trabalho, diferentemente dos trabalhadores artesanais onde o artesão sabia executar todo o processo e podia ter o produto final.
Marx chama de alienação do trabalho é o fato de o trabalhador não se enxergar na mercadoria que ele mesmo produziu, ou seja, o trabalhador é separado do produto final de seu trabalho.
O que mantém esse processo de alienação é primeiramente o fato de o capitalista possuir os meios de produção, a propriedade privada dos meios de produção. E segundo: como o trabalhador não possui seus próprios meios de produção, ele precisa vender a única propriedade que lhe pertence que é a força de trabalho, para assim sustentar a família. Dessa forma o trabalhador depende do capitalista para sobreviver, ele precisa que o capitalista compre a sua força de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário