domingo, 25 de março de 2012

8) Por que o modo de produção capitalista é transitório?

Para Marx, o capitalismo é um modo de produção transitório sujeito a crises econômicas cíclicas que deve ceder lugar ao socialismo.
 Marx tentou demonstrar que no capitalismo sempre haveria injustiça social e que o único jeito de uma pessoa ficar rica e ampliar sua fortuna seria explorando os trabalhadores. Ou seja, o capitalismo, de acordo com Marx, é selvagem pois o operário produz mais para o seu patrão do que o seu próprio custo para a sociedade. O capitalismo se apresenta necessariamente como um regime econômico de exploração, sendo a mais-valia a lei fundamental do sistema.
A mais-valia é constituída pela diferença entre o preço pelo qual o empresário compra a força de trabalho (6 horas) e o preço pelo qual ele vende o resultado.
No capitalismo a classe burguesa lucra com o proletariado desde o momento em que o contrata para trabalhar em suas empresas até a hora de receber o retorno do dinheiro que lhe pagou por seu trabalho. Para Marx somente com a queda da burguesia será possível a ascensão dos trabalhadores.

Fonte: "http://kellimattes.blogspot.com.br/2006/11/semana-5-ecs-7-marx-e-engels.html".

Um comentário:

  1. Fonte: "http://kellimattes.blogspot.com.br/2006/11/semana-5-ecs-7-marx-e-engels.html"

    ResponderExcluir