sábado, 11 de fevereiro de 2012

Aguste Comte

1) Quem foi Auguste Comte?

  Isidore Aguste Marie François Xavier Comte (Aguste Comte) (Montpellier, 19 de janeiro de 1798 - Paris, 5 de setembro de 1857), foi um filósofo francês fundador do positivismo e da sociologia, esta antes denominada ciências sociais.
  Aguste ingressou na Escola Politécnica de Paris aos 16 anos de idade, onde recebeu grande influencia intelectual de cientistas como o matemático Lagrange e o astrônomo Pierre Simon de Laplace.
  Após sua saída da escola politécnica, Auguste Comte tornou-se secretário de Saint-Simon do qual recebeu grande e profunda influência intelectual.
  No ano de 1826 Comte iniciou um curso chamado de "Curso de Filosofia Positiva", do qual resultou uma de suas principais obras.
 Embora tenham ocorridas apenas três aulas devido a crise mental sofrida por Comte, as aulas foram frequentadas por grandes mentes da época como o filósofo HenriMarie de  B Blainville, e o psicólogo Jean-Éttenne Esquirol.
  Dois anos após separar-se de sua esposa Caroline,Comte publicou o "Discurso sobre o Espirito Positivo", ao mesmo tempo em que perdia o posto de examinador na Escola Politécnica Frances, devido a criticas feitas ao matemáticos no prefacio do ultimo volume do "Curso de Filosofia Positiva", nesta critica Comte afirmava que havia chegado o tempo de os biólogos e sociólogos ocuparem o primeiro posto do mundo intelectual.
  A perda de seu cargo na Escola Politécnica fez com que Comte passase a ser sustentado por amigos e admiradores.
 Em 1844, Auguste Comte apaixounou-se por Clotilde de Vaux que era esposa de um homem que se encontrava preso, Clotilde contudo considerava indissolúvel de seu casamento e não permitia que suas relações com Comte ultrapassassem os limites de uma intima amizade.Essa paixão fez com que o pensamento de Comte se transforma-se dando uma nova orientação a sua criação, principalmente após a morte de Clotilde um ano depois.
 Inspirado Comte deu inicio a uma nova religição, cujas idéias se encontram numa extensa obra em quatro volumes: "Politica Positiva ou Tratade de Sociologia Instituindo a Religião da Humanidade.Além dessa obra, Comte publicou, em 1852 o Catecismo Positivista ou Exposição Sumária da Religião Universal.
  Os últimos dias de Comte foram em grande solidão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário