domingo, 26 de fevereiro de 2012


7) Qual a relação entre o comportamento individual e as maneiras de ser coletiva?
 Existe para Durkheim, externa aos indivíduos, e mais do que uma simples soma das consciências individuais dos componentes de uma sociedade uma consciência coletiva.
“Em outras palavras, existem em nós dois seres: um individual, “constituído de todos os estados mentais que não se relacionam senão conosco”, e outro que revela em nós a mais alta realidade”, um sistema de idéias, sentimentos e de hábitos que exprimem em nós o grupo ou os grupos diferentes de que fazemos partes”.
Essa consciência comum ou coletiva corresponde ao “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado que tenha vida própria”. Quanto mais extensa é a consciência coletiva, mais a coesão entre os participantes da sociedade examinada refere-se a uma “conformidade de todas as consciências particulares a um tipo comum”, o que faz com que todas se assemelhem e, por isso, os membros do grupo sintam-se atraídos pelas similitudes uns com os outros, ao mesmo tempo em que a sua individualidade é menor (Solidariedade Mecânica).
Nas sociedades onde se desenvolve uma divisão do trabalho, a consciência comum passa a ocupar uma reduzida parcela da consciência total, permitindo assim o desenvolvimento da personalidade.
Mas a diferenciação social não diminui a coesão, ao contrário, faz com que “a unidade do organismo seja tanto maior quanto mais marcada a individualidade das partes”. Uma solidariedade ainda mais forte funda-se agora na interdependência e na individuação dos membros que compõem essas sociedades (Solidariedade Orgânica).
Para se analisar uma sociedade o objeto a ser estudado deve ser o todo, e a consciência coletiva, não os indivíduos. É importante, no entanto, perceber que Durkheim não indica descartar todo e qualquer ato individual, ele aponta, sim, que os atos individuais e suas razões não importam à sociologia como objeto de análise.

Fontes: http://pt.scribd.com/doc/30645879/23/MORAL-E-VIDA-SOCIAL
http://old.kov.eti.br/ciencias-sociais/ciencias-sociais/artigos/sociologia/durkheim.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Solidariedade_social

Nenhum comentário:

Postar um comentário