sábado, 11 de fevereiro de 2012

3) Quais as suas principais ideias?
  A filosofia de Comte diz que a sociedade só pode ser reorganizada através de uma completa reforma intelectual do homem.
  Esta ideia se centra em três bases, a primeira que uma filosofia da história cujo objetivo é de mostrar as razões pelas quais uma certa maneira de pensar(Chamada por Comte de filosofia positiva) deve imperar entre os homens, em segundo lugar, uma fundamentação e classificação das ciências baseadas na filosofia positiva e em ultimo lugar uma sociologia que, determinando a estrutra e os processos de modificação da sociedade permitisse a reforma prática das instituições, e deve-se citar também a reforma religiosa proposta nos últimos dias de sua vida.
1.A filosofia da história.
  É centrada na lei dos três estados onde a evolução da inteligencia humana comanda o desenrolar da história.
  As três fases distintas são : a teológica, a metafisica e a positiva.
  Na fase teológica se baseia em poucas observações, onde os fenômenos são explicados através de uma divindade propriamente dita fazendo com que a imaginação desempenhe um papel de primeiro plano.Na visão de Aguste Comte a mentalidade teológica visa a compreensão absoluta.
  Além da explicação de fenômenos naturais a mentalidade teológica desempenha um relevante papel de coesão social, essa mentalidade teria como forma politica correspondente a monarquia aliada ao militarismo.
A fase metafisica.
  É a substituição de uma divindade por "forças" como a natureza.Assim como a fase teológica, busca a solução absoluta de problemas do homem, a diferença porem é que a metafisica coloca  a argumentação no lugar da imaginação e a abstração no lugar do concreto.
Na politica o espirito metafisico corresponderia a uma substituição dos reis pelos juristas, suponde-se a sociedade como originaria de um contrato, tende-se a basear o Estado na soberania do povo.
A fase positiva.
  Desconsidera a explicação de fenômenos a um só fator, a experiência mostra as leis que governam tais fenômenos e que existem interconexões entre fenômenos mais simples até os mais complexos.
  Tal conhecimento das leis traz ferramentas para ser utilizadas nas técnicas , onde é possível saber as ocorrências de tais fenômenos, agir sobre tais fenômenos e modificar os que o sucedem ( "Ciência donde previsão,previsão donde ação").
  Nos domínios sociais  e políticos o positivismo humano marca a passagem do poder espiritual para a mão dos sábios e cientistas e do poder material para o controle dos industriais.
2.Classificação das ciências.
  Nesta etapa Comte mostra que a periodização dos três estados das ciências não é concomitante , ou seja o estado teológico da astronomia pode não coincidir com o estado teológico da biologia.
Para Comte as ciências se classificam de acordo com a sua complexidade crescente, e sucessiva aparição de fenômenos positivos, a sequencia seria: a matemática, a astronomia, a física, a química, a biologia e a física social (sociologia), que para Aguste Comte é a ,mais concreta e complexa que engloba todas as demais, e encerra as conquistas do espirito positivo.
3. Física Social (Sociologia).
  É sobre a sociologia positivista que acontece a unificação da obra de Comte, e é nela que a totalização do saber é alcançada.
  O objeto da sociologia é a própria humanidade e nela se engloba uma parte essencial de filosofia, toda a economia politica, a ética e a filosofia da história.
  Comte distingue a sociologia estática da dinâmica, a primeira estuda as condições gerais de toda vida social, considerada a si mesma, em todo tempo e lugar.A segunda estuda a ordenação, do estado teológico ao estado positivo, estuda o progresso.
  Para Comte, a dinâmica social se subordina a estática, pois o progresso provem da ordem e aperfeiçoa os elementos permanentes de qualquer sociedade: religião, família, linguagem, entre outros. 
4. Religião da Humanidade.
  Esta religião positiva substituiria um Deus pela própria humanidade considerando-a como grande ser.
Esta religião se desenvolveu nos últimos quinze anos de vida de Aguste Comte, ele formulou um novo calendário cujo os meses receberiam os nomes de grandes nomes da história do pensamento como Descartes.  

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário