domingo, 12 de fevereiro de 2012

7) Descreva os pontos mais importantes do texto

    O texto de Auguste Comte explicita a necessidade da formulação de uma nova forma de ciência positiva, a chamada por ele Física Social ou Sociologia.
    Para se entender o porquê da necessidade do surgimento da Sociologia, deve-se primeiro entender as bases e fundamentos usados que explicam tal fenômeno. Comte usa como seu principal pilar o Positivismo, baseado na Lei dos Três Estados, na qual ele divide as concepções do homem em três partes numa escala temporal, que são a Teológica, Metafísica e Positiva, nesta ultima o homem se livra das duas formas anteriores de conceber suas ideias e de pensar, que eram atribuídas a fenômenos sobrenaturais, e agora formula seus pensamentos através da ciência. A partir daí, Comte argumenta que a Física Social deveria se tornar também uma ciência positiva, assim como a Física, Química, Astrologia e Fisiologia.
    No texto o autor explicita muitas vezes a importância do positivismo, segundo o próprio Auguste Comte:  "A ciência conduz a previdência, e a previdência permite regular a ação" a frase que pode ser aplicada as ciências positivas mais conhecidas como a Física também deveria ser aplicada ao estudo social, e assim em um trecho do texto Comte usa a seguinte frase para descrever o objetivo da Sociologia: "O espírito dessa ciência consiste sobretudo em ver, no estudo aprofundado do passado, a verdadeira explicação do presente e a manifestação do futuro".
    A visão de Comte muito importante nos dias de hoje, não era nada comum em sua época (como se pode perceber no trecho a seguir) e por isso ele percebeu a necessidade de tal ramo da ciência.
 
    "Os métodos teológicos e metafísicos que, relativamente a todos os outros gêneros de fenômenos, não são mais agora empregados por ninguém, quer como meio de investigação, quer mesmo somente como meio de argumentação, são ainda ao contrário, exclusivamente utilizados, sob qualquer desses dois aspectos, para rudo o que concerne aos fenômenos sociais, ainda que sua insuficiência a este respeito já seja plenamente sentida por todos os bons espíritos, cansados dessas vãs contestações intermináveis entre o direito divino e a soberania do povo"

   Com o decorrer do texto, Comte vai mostrando algumas observações em relação ao comportamento da sociedade e de como ela evolui. Basicamente pode-se entender que o sistema social funciona como um ciclo de acontecimentos, segundo o próprio autor " dois movimentos de natureza diferente agitam a sociedade: um de desorganização, outro de reorganização" e tal ciclo movimenta e vai moldando a sociedade, que está sempre em transformação, de acordo com o tempo. Tal fenômeno era visto por ele como o motivo pela crise vivida pelas nações mais civilizadas.
   A partir de seu estudo e observações Comte iniciou uma discussão sobre a constituição das sociedades, difícil tarefa que até os dias de hoje é fato importantíssimo em nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário