segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

3)Como Durkheim dividia a sociologia?

  Durkheim dividiu a sociologia em 3 ramos principais que são a Morfologia Social, Fisiologia Social e Sociologia Geral. 
  Ele considerava que inicialmente deveria se estudar a sociedade no seu aspecto exterior, que segundo ele não deveria se limitar ao aspecto descritivo, deveria também explicar os aspectos estudados. Essa é a chamada Morfologia Social.

     "Deve procurar de onde resulta o fato de a população se concentrar em certos pontos mais do que em outros, o que faz com que ela seja principalmente urbana ou principalmente rural, quais são as causas que determinam ou limitam o desenvolvimento das cidades etc."


  Nesse breve trecho Durkheim descreve brevemente a área de atuação da Morfologia Social, que pouco depois ele resume como:

     "Estudo da base geográfica dos povos em suas relações com a organização social. Estudo da população seu volume, densidade e distribuição geográfica."

  A segunda divisão da Sociologia descrita por Durkheim é a Fisiologia Social que estuda as manifestações vitais das sociedades. A Fisiologia Social compreende uma complexa pluralidade de estudos em áreas particulares e variadas de fenômenos sociais.
  Durkheim descreve os principais ramos da Fisiologia Social que são:
    *Sociologia Religiosa
    *Sociologia Moral
    *Sociologia Jurídica
    *Sociologia Econômica
    *Sociologia Linguística
    *Sociologia Estética

  Por fim, a ultima parte seria a Sociologia Geral .Apesar de Durkheim ter subdividido a Sociologia em diversos ramos de estudo e considerar que seja impossível que um sociólogo possua conhecimento de todos esses ramos, ainda deve existir um estudo sintético da Sociologia de uma forma geral que una todas as partes envolvidas nos fenômenos sociais. Segundo Durkheim:

      " Por mais diferentes que sejam uns dos outros, os diversos tipos de fatos sociais não são portanto senão espécies de um mesmo gênero; deve-se pois pesquisar o que proporciona a unidade do gênero, o que caracteriza o fato social in abstracto e se não existem leis bem gerais de que as diversas leis estabelecidas pelas ciências especiais são formas particulares."

  No trecho acima fica claro que apesar de suas ramificações todas tem como base a mesma Sociologia e  portanto deve-se existir uma subdivisão que agregue todas as partes desse estudo em uma só, no caso a Sociologia Geral.



 




Nenhum comentário:

Postar um comentário