domingo, 8 de abril de 2012

3) Para Weber, o que é objetividade?




       Weber acredita que as ciências humanas lidam com o fenômeno do valor. Só buscaremos compreender e analisar os elementos da realidade que tenham algum sentido para nós, a partir dos nossos valores. Weber afirma:

"não existe qualquer análise científica puramente 'objetiva' da vida cultural ou dos fenômenos sociais, que seja independente de determinadas perspectivas especiais e parciais, graças as quais essas manifestações possam ser explicita ou implicitamente, consciente ou inconscientemente selecionadas, analisadas e organizadas na exposição, enquanto objeto de pesquisa" (Weber, 1982)

        Dessa forma, Weber diz que toda pesquisa tem um ponto de partida subjetivo, mas que este dado não destrói a objetividade da ciência. O valor cognitivo da ciência social reside na sua capacidade de controlar a pesquisa mediante métodos sistemáticos e padronizados de trabalho. O ponto de partida da investigação até pode ser subjetivo, mas seu ponto de chegada deverá se rigorosamente objetivo.

4) Weber acredita na objetividade do conhecimento?

       Weber acreditava na objetividade do conhecimento não como sendo o fator desencadeante de determinada reflexão acerca de um assunto, mas como o que deve guiar essa reflexão para que seu resultado seja objetivo a partir de um assunto "escolhido" subjetivamente. Um conhecimento a ser produzido deve ser validado por operações lógicas e/ou por dados empíricos pautados em uma pensamento racional afastado das vontades e ambições daquele que deseja produzir esse determinado conhecimento.


Referências:
  1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber
  2. http://www.slideshare.net/liraucio/max-weber-e-a-objetividade-nas-cincias-sociais
  3. http://www.revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/566/408
  4. http://teoriadasciencias.blogspot.com.br/2009/11/objetividade-de-weber.html
  5. RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico: "O conceito de objetividade em Max Weber e o Método nas Ciências da Sociedade" (Maria Elisabete Santos, 1999) 
  6. "Max Weber - Organizado por Gabriel Cohn" - Cap 3. A Objetividade do conhecimento nas ciências sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário