Fetichismo da
mercadoria é o modo pelo qual Karl Marx denominou
o fenômeno social e psicológico onde as mercadorias aparentam
ter uma vontade independente de seus produtores.
Em O Capital (volume
1), Marx explica o fetichismo da mercadoria:
"Consideremos duas mercadorias, por
exemplo, ferro e trigo. As proporções, quaisquer que sejam, em que elas são
trocáveis, podem sempre ser representadas por uma equação em que uma dada
quantidade de trigo é igualada a certa quantidade de ferro…O que nos diz tal
equação? Nos diz que, em duas coisas diferentes – em um quarter de trigo e x
quintais de ferro -, existe em quantidades iguais algo comum a ambos. As duas
coisas devem, portanto ser iguais a uma terceira, que em si mesma não é uma nem
outra. Cada uma delas, no que se refere ao valor de troca, deve ser redutível a
esta terceira coisa… Este “algo” em comum não pode ser uma propriedade natural
das mercadorias. Tais propriedades são consideradas apenas à medida que afetam
a utilidade de tais mercadorias, em que as tornam valores de uso. Mas a troca
de mercadorias é evidentemente um ato caracterizado por uma abstração total do
valor de uso. (...)
Uma mercadoria, portanto, é algo misterioso simplesmente porque nela o caráter social do trabalho dos homens aparece a eles como uma característica objetiva estampada no produto deste trabalho; porque a relação dos produtores com a soma total de seu próprio trabalho é apresentada a eles como uma relação social que existe não entre eles, mas entre os produtos de seu trabalho(…). A existência das coisas enquanto mercadorias, e a relação de valor entre os produtos de trabalho que os marca como mercadorias, não têm absolutamente conexão alguma com suas propriedades físicas e com as relações materiais que daí se originam… É uma relação social definida entre os homens que assume, a seus olhos, a forma fantasmagórica de uma relação entre coisas. A fim de encontrar uma analogia, devemos recorrer às regiões enevoadas do mundo religioso. Neste mundo, as produções do cérebro humano aparecem como seres independentes dotados de vida, e entrando em relações tanto entre si quanto com a espécie humana. O mesmo acontece no mundo das mercadorias com os produtos das mãos dos homens. A isto dou o nome de fetichismo que adere aos produtos do trabalho, tão logo eles são produzidos como mercadorias, e que é, portanto inseparável da produção de mercadorias."
Uma mercadoria, portanto, é algo misterioso simplesmente porque nela o caráter social do trabalho dos homens aparece a eles como uma característica objetiva estampada no produto deste trabalho; porque a relação dos produtores com a soma total de seu próprio trabalho é apresentada a eles como uma relação social que existe não entre eles, mas entre os produtos de seu trabalho(…). A existência das coisas enquanto mercadorias, e a relação de valor entre os produtos de trabalho que os marca como mercadorias, não têm absolutamente conexão alguma com suas propriedades físicas e com as relações materiais que daí se originam… É uma relação social definida entre os homens que assume, a seus olhos, a forma fantasmagórica de uma relação entre coisas. A fim de encontrar uma analogia, devemos recorrer às regiões enevoadas do mundo religioso. Neste mundo, as produções do cérebro humano aparecem como seres independentes dotados de vida, e entrando em relações tanto entre si quanto com a espécie humana. O mesmo acontece no mundo das mercadorias com os produtos das mãos dos homens. A isto dou o nome de fetichismo que adere aos produtos do trabalho, tão logo eles são produzidos como mercadorias, e que é, portanto inseparável da produção de mercadorias."
Segundo Marx, o fetichismo é uma relação social entre pessoas mediatizada por coisas. O resultado é a aparência de uma relação directa entre as coisas e não entre as pessoas. As pessoas agem como coisas e as coisas, como pessoas.
No
caso da produção de mercadorias, ocorre que a troca de mercadorias é a única
maneira na qual os diferentes produtores isolados de mercadorias se relacionam
entre si. Dessa maneira, o valor das mercadorias é
determinado de maneira independente dos produtores individuais, e cada produtor
deve produzir sua mercadoria em termos de satisfação de necessidades alheias.
Disso resulta que a mercadoria mesma (ou o mercado)
parece determinar a vontade do produtor e não o contrário.
Marx
afirma que o fetichismo da mercadoria é algo intrínseco à produção de
mercadorias, já que na sociedade capitalista, o processo de produção se autonomiza com relação
à vontade do ser humano. Tal autonomia desaparecerá apenas quando o ser humano
controlar de maneira consciente o processo de produção, numa livre
associação de indivíduos, o que só é possível de ser feito abolindo
a propriedade privada dos meios de produção e transformando-os em propriedade coletiva; acabando com o
caráter mercantil dos bens e preservando somente seu valor de uso. Isso significa uma revolução nas relações de
produção e de distribuição dos meios de vida.
Marx
também argumenta que a economia política clássica não pode sair do fetichismo
da mercadoria, pois considera a produção de mercadorias como um dado natural e
não como um modo de produção histórico e, portanto, transitório.
Desse
fetichismo que se dá na produção e na troca de mercadorias resulta a
sobrestimação teórica do processo de troca sobre o processo de produção. Daí o
culto ao mercado de parte de alguns economistas, que consideram a oferta e a
procura como as determinações fundamentais do preço das mercadorias.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fetichismo_da_mercadoria
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